sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Capitalismo!

Para descontrair um pouco.... mas sem deixar a crítica de lado!

Não sou a fã número um do Jô mas... vale a pena.

Deixem seu comentários!

http://www.youtube.com/watch?v=1pCUOMTpOs0&feature=related

59 comentários:

  1. RSRSRSRS muito engraçado, ele vai mostrando o sistema capitalista em várias partes do mundo e sempre comparando com as vacas. Mas a do Brasil superou todas, uma vaca vai pro bolsa família e a outra pro fome zero. Até na China e em Cuba países comunista existe um pouco de Capitalismo.

    MUITO INTERESSANTE

    ALUNA JÉSSICA TORRES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
    2º SEMESTRE NOTURNO UECE

    ResponderExcluir
  2. Jó é o tipo do cara que quando não quer ser engraçado torna-se engraçado, mas ele fica numa "forçação de barra" tão grande querendo fazer a platéia ir ao delírio, que no final das contas chega ser frustante. Salvo, as vaquinhas da Índia...

    No geral, o capitalismo de uma forma ou de outra, apesar de se diferenciar de acordo com a cultura e sua época, não perderá sua essência exploratória, dominadora, destrutiva e alienadora.

    Bem essa reflexão do Jó me fez Lembrar de um livro muito bom, A Revolução dos Bichos. O autor do livro George Orwell, faz uma crítica/sátira de não aceitação das imposições do sistema capitalista, na época do socialismo de Stálin.

    E assim como essa história, diversas animações nos contam a história da nossa história de forma lúdica como: Megamente, Bob esponja, Rango, Batman, Super Man...

    ResponderExcluir
  3. gostei das muitas formas de ganha dinheiro, principalmente i suíço, que não tem vaca mas mesmo assim não fica sem ganha, alugando seu espaço. Em Relação ao Brasil concordo com a "Jéssica Torres" o Brasil força a barra mesmo com esse planos de assistência a população.

    ResponderExcluir
  4. ei o de cima é Francisca Arruda, filosofia noite

    ResponderExcluir
  5. kkkk! é engraçado as diferentes maneira que o Jô mostra o rendimento de duas vacas. Ele faz uma comparação de acordo com o país. Aqui no Brasil essa politica de bolsa-etc... é marcante. Na minha opnião Jo praticamente chamou as holandesa de sapatão e as russas de pinguças.Coitada das japonesas enchertos para produzor mais leite...Enfim, ele fez uma espécie de "caricutura" do capitalismo de cada pais.
    Priscila Rodrigues Furtado- filosofia - noite

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a análise com base nas vaquinhas.O vídeo mostra como o capitalismo ocorre em vários países, incluindo nosso Brasil, que , por sinal, supera todos...hehe
    Karoline Alves da Silva - filosofia - noite

    ResponderExcluir
  7. Nossa!

    Que Vídeo engraçado.

    De forma bem humorada
    o vídeo faz uma análise do capitalismo e mostra ao mesmo tempo como se faz o rendimento do dinheiro atraves de duas vacas.

    Acredito que dessa formas é possível que os alunos fixem melhor os conteúdos.

    Arnaldo Gomes da Silva - Filosofia - Noite - UECE.

    ResponderExcluir
  8. Bastante interessante,pois mostra de forma humorada como se dá o capitalismo nos diferentes países e que apesar de o capitalismo só visar o lucro em todos os países,há diferenças na maneira como ele se dá em cada um.


    Raiziane Castro-Serviço Social/2º Semestre/Noturno/Uece.

    ResponderExcluir
  9. adorei... é muito diverto e interessante. o vídeo é uma forma ilaria de entender o capitalismo em diferentes países do mundo mostrando as peculiaridades de cada um e também as características comum desse modo de produção que é a exploração o domínio e a alienação.
    DEBORAH MARIA-SERVIÇO SOCIAL-NOITE-2° SEMESTRE-UECE.

    ResponderExcluir
  10. Esta forma "engraçada" de falar do capitalimo so vem relembrar o assunto bastante comentado nas aulas de Economia Política: "Nas sociedades onde domina o modo de produção capitalista, quanto mais este se desenvolve, mais a lógica do lucro invade as relações sociais" - tudo é objeto(que neste caso é a vaca + a mão de obra) negociável. E o lucro está na exploração da força de trabalho desse "objeto".
    A sátira do Jô traz uma interpretação bem objetiva desse tema.

    Gerlane Dâmares- Serviço Social Noturno- 2° Semestre- UECE.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom... O capitalismo tem apenas uma teoria, mas em cada canto do mundo possui suas particularidades, até porque cada País tem sua politica econômica e social e no Brasil onde sempre vivemos de politicas emergentes, estamos, principalmente, nos últimos anos vivendo das "bolsas" de renda que nos coloca em um patamar de dados em evolução e apesar de sabermos que nós brasileiros não somos meros dados(quantidade) vivemos nosso vida com a qualidade duvidosa e ainda nos orgulhamos de subir nos patamares estatísticos perante o mundo. Mariana Araújo - Serviço Social - 2º semestre - noite.

    ResponderExcluir
  12. A piada foi bem elaborada, e quem a fez foi muito criativo, e tentou ser atual e crítico.Concordo que ele foi atual, mas quando buscou ser crítico, e na sua crítica para não fugir do humor que é o que deve ter mais destaque na piada, fez isso algumas vezes de maneira preconceituosa com referência a alguns países,ao meu ver, pareceu muito apelativo.
    Enfim, o importante é discutir o capitalismo e suas exacerbações.E se o humor também pode contribuir para sermos mais críticos, as suas infelizes citações são relevantes.
    Jorgilene Vieira-Filosofia-Noite

    ResponderExcluir
  13. Analisando as vacas e o capitalismo no mundo.

    No Brasil entendo que as vacas são os programas do Bolsa Família e do Fome Zero. Os quaiS sustenta mesmo são os governos federal, estadual e municipal.Pois os filhotes de vacas sobrevive nutridamente de leite e quando adultos,sobrevive de capim e seus derivados. Nós, humanos, não somos filhotes de vacas. Necessitamos de múltiplos alimentos e "independentes", quando temos boa educação na fase adulta.
    Esses programas do governo alivia a fome, mas não tira da miséria.O que só seria possível se a riqueza desse imenso país não estivesse concentrada numa ínfima parcela da população: políticos, empresários e banqueiros.
    A caracterização deste país por um povo em que tudo dar-se um jeitinho e deixa estar para ver como é que fica não pode alcançar a vaca e o capitalismo ideal, se ao invés de vender uma vaca e comprar um touro, vende-se uma e privatiza-se a outra.
    A vaca francesa, proteção a entrada de produtos estrangeiros dos paisess em desenvolvimento, não pode ser copiada tanto pelo Brasil. Já que entardará mais o acesso aos produtos de última geração.
    O que se deve impor fortes barreiras protecionistas, são ao dinheiro público brasileiro escorrido pelo ralo ás Ilhas de Cayman e aos Bancos da Suíça.

    (Paulo César Gomes,aluno de Filosofia/Noite - UECE)

    ResponderExcluir
  14. Vídeo muito legal!
    Interessante as várias formas que o Capitalismo se apresenta em cada sociedade e como ele existe até mesmo nos países comunistas , mesmo não sendo como predominante ele está presente.

    Gilmara Lopes Adriano-Filosofia-Noite

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse vídeo das vaquinhas....hehehe
    de uma forma bem engraçada ,ele vai esboçando um retrato do capitalismo no mundo e de como as pessoas vão "se moldando" a esse tipo de sistema.

    ResponderExcluir
  16. Fala de forma divertida as peculiaridades do capitalismo em cada país. Mostrando que mesmo com aspectos e culturas diferentes esse sistema está empregado de alguma forma, entretanto não se pode generalizar o povo de um país por uma piada.

    JÉSSICA SILVA DO NASCIMENTO Serviço Social - noturno

    ResponderExcluir
  17. No vídeo em questão pode-se observar as diversas manifestações do sistema capitalista no mundo,essas são resguardadas por peculiaridades, segundo a ideologia, projeto político, crenças e valores disseminadas em cada "lócus" que concentra o sistema citado. Isto quer dizer que o capitalismo modela-se segundo o espaço no qual encontra-se inserido; obviamente sem perder seus objetivos,ou seja, a busca pela propriedade privada, a luta ferrenha em se obter o lucro, expropriando a classe trabalhadora e pauperizando determinadas classes.
    O pitoresco Jô Soares, apesar de estar inserido numa emissora de comunicação altamente “Direitista”, consegue com seu humor forçado, transmitir elementos referentes a situação do sistema vigente em nossa sociedade usando crítica, por que não dizer sarcasmo também?, que devem ser analisados sobre um olhar crítico por parte da sociedade.
    Antonio Israel Carlos da Silva – Serviço Social – noturno/2° semestre - Uece

    ResponderExcluir
  18. Esse vídeo é muito hilário,
    O Jô faz piada de uma coisa séria, que é o capitalismo, mas sem deixar a crítica de lado e também sem fugir da realidade. Ele consegue também colocar diferenciações (na forma do capitalismo) de cada país, de cada região. Porém, em todos os lugares citados ele mostra a existência da exploração e a procura do lucro! Realmente, mesmo em forma de piada, o capitalismo não deixa de ser deplorável!

    Sheylianne da Silveira Lopes
    Serviço Social Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  19. Achei muito engraçado o vídeo! O capitalismo é um só, porém ,de forma humorada, foi mostrado que ele apresenta intereses diferentes nas váras partes do mundo.

    Fabíola Mota Falcão
    SERVIÇO SOCIAL/NOTURNO/UECE/2ºSEMESTRE

    ResponderExcluir
  20. Bem interessante o video,e nos faz pensar as diferenças existentes no capitalismo em diferentes paises.Jô Soares de uma forma
    bem -humorada consegue repassar as diversas formas de capitalismo,ou seja,o que tem valor para o homem é produto do esforço de alguém, e garante ao criador de cada valor o direito de fazer o que quiser com aquilo que produziu.Assim,o capitalismo esta na busca constante do lucro,mas com destaque também para a exploração que é visivel em toda parte do mundo.
    LUIZA FERRER SOLANO FEITOSA SOUSA
    2SEMESTRE -SERVIÇO SOCIAL -NOITE

    ResponderExcluir
  21. Ele retrata de forma engraçada e crítica o capitalismo em vários países.
    Apesar de todo “o ar” cômico, o que ele fala tem sentido e verdade, bem mais divertido e interessante aprender sobre capitalismo dessa forma rsrsrsrs’ ( apesar de saber que dessa forma é uma visão bem superficial e pouco aprofundada, os nossos professores tem um conhecimento muitos melhor para nos oferecer =D ) BEM INTERESSANTE , gostei!
    FLAVIA LIMA DA SILVA- SERVIÇO SOCIAL- NOTURNO

    ResponderExcluir
  22. ilário!!!JÔ Soares consegue fazer com que pensemos de forma crítica,como bem merece esse sistema capitalista,sobre suas variadas maneiras,em diversos países,de explorar,reprimir e humilhar a maior parte dos brasileiros,sem perder seu bom humor...

    ALINE MAGLLA MONTEIRO RABELO-SERVIÇO SOCIAL-NOTURNO

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. andreamenezes disse...

    O Jô Soares consegue fazer uma sátira em cima de um asssunto muito sério, que é o capitalismo, um sistema econômico que visa unicamente a obtenção de lucro e a exploração da mão de obra trabalhadora, não havendo diferenciação de lugar e de sistema político. O importante no capitalismo é "VENDER E VENDER", faz um markting em cima do produto tão forte, que as pessoas são obrigadas a consumir pois, se não consumir se sentem mal e inferior aos outros.

    ANDREA MENEZES DA SILVA 2° SENESTRE- SERVIÇO SOCIAL NOITE- UECE

    ResponderExcluir
  25. Nesse video do programa do Jô ele mostra de uma maneira mais divertida como seria a idéia de capitalismo em diversos países. Sabemos que não é necessariamente desse modo mas tem um fundo de verdade nessa história toda.
    Elly Ângela Ferreira Magalhães- Uece- Curso Serviço Social Noturno -2º semestre

    ResponderExcluir
  26. rsrsrsrs... Como sempre o Jô passando de uma forma maravilhosa e bem interpretada,uma maneira simples de explicar as diferentes formas de capitalismo ao redor do mundo, mas todas com a mesma finalidade,que é própria do capitalismo, de explorar e tirar proveito de determinada situação como no caso da Suíça(rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  27. o comentári acima é de: Maria Ozilene - Serv. Social.

    ResponderExcluir
  28. Já virou clichê,mas continuo a repetir, vídeo realmente muito engraçado. Jô como sempre bem humorado (inclusive discordo do comentário de meu colega Israel, quando afirma que ele tem um humor "forçado", acho que cada um se dignifica com o que realmente sabe fazer e, no caso do Jô, é ter a facilidade de fazer as pessoas rirem)e, como um bom brasileiro, fazendo piada de nossas mazelas.
    Apesar de ser uma crítica humorística, fica claro o destaque que se dá aos projetos sociais realizados pelo governo, que ao meu ver, são formas imediatistas de tentar amenizar a pobreza. Nossos representantes políticos deveriam colocar em ação programas que realmente supram essas necessidade de uma sociedade mais igualitária, pois bolsa família e fome zero não exterminam o estado paupérrimo que muitos cidadãos brasileiros vivem.
    THATIANE NUNES DA SILVA/ 2° semestre- noturno/ Serviço Social

    ResponderExcluir
  29. jo, mostra as diferentes formas do capitalisamo em diferentes paises.É interessante notar, que apesar de se tratar de um mesmo sistema, o capitalismo se molda de acordo com a sociedade na qual ele estar inserido.

    Aline Colares da Nobrega
    Serviço Social- Noturno- UECE

    ResponderExcluir
  30. De uma forma engraçada o Jô fala do capitalismo em varios paises.É ,em cada pais, de uma forma diferente porem não deixa de ter aquela caracteristeca basica que é sempre visar lucro.O capitalismo se apresenta de acordo com as caracteristicas de cada pais porem não deixa de ser o capitalismo tendo assim o mesmo varias formas de se apresentar.

    Diva Ciarlini-Serviço Social-noturno 2° semestre

    ResponderExcluir
  31. Divertido de ver o olhar caricato sobre o capitalismo em diversas partes do mundo. Já ques estamos inseridos no sistema, vamos pelo menos rir.

    José Vanucci E. Vieira - Filosofia Noturno - UECE

    ResponderExcluir
  32. O vídeo mostra de uma foma divertida o modo capitalista em várias partes do mundo, no entanto,isso nos faz entender de um modo comico mas interessante o sistema em que vivemos.

    Priscilla k. freitas- Serviço Social- UECE 2 SEM.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Jô Soares com bom humor ao usar, como exemplo, duas vacas para se referir o que seria o capitalismo. Ele inicia com o capitalismo ideal, no qual, tem como objetivo fundamental a obtenção do lucro; aumentar o poder aquisitivo para então, “viver bem”. Ao abordar, por exemplo, o capitalismo brasileiro, a meu ver, ele faz uma CRÍTICA aos “programas complementares” do país.

    ERICA MARIA ALVES DO NASCIMENTO/ SERVIÇO SOCIAL
    2° SEMESTRE-NOTURNO/ UECE

    ResponderExcluir
  35. Os comentários atestam as diferenciações do processo histórico no modelo vigente. Diferenciando na forma e condução das práticas. De forma lúdica e penso eu descontraida, aponta exemplicações sobre as influencias culturais e modo de conduzir o que ser as interpretações do capitalismo. No exemplo brasileiro, eu não consigo ser meramente contrario as politicas setoriais compensatórias economicas. Um estudo mais detalhando nos ajudar a dirimir duvidas sobre o que Jô Soares não vai além.
    Erivaldo Teixeira (Ciências Sociais) - 2. semestre de Serviço Social - noite

    ResponderExcluir
  36. O vídeo mostrado, nos proporciona uma visão geral sobre de como o capitalismo é vivido em vários países do mundo, de acordo com os costumes e valores de cada país. Percebemos que apesar de vivermos em um mesmo sistema(capitalismo), ele se apresenta de forma singular a cada localidade, mas sem deixar a sua principal finalidade - o lucro.O vídeo,foi abordado de forma engraçada e leve, porém não deixa de ter um embasamento crítico sobre o tema.
    Elane Cristina Matias Sousa
    Serviço Social (2ºSemestre- Noturno)

    ResponderExcluir
  37. A maneira apresentada por Jô Soares ,de forma irônica,mostra como o capitalismo se apresenta em diversos países.É bem interessante , pois o mesmo levanta várias críticas de forma engraçada ou seja cada país mencionado no vídeo tem uma forma diferente de governar e explorar.Na qual, foi representado pelas vacas,assistindo o vídeo parece ser mais uma brincadeira do apresentador,mais analisando com um olhar mais crítico percebemos que o modo explorador atua de diferentes formas ,seja em países oriental ou ocidental.

    CHRISTIANO MALDONADO
    (FILOSOFIA/GEOGRAFIA) NOITE-UECE

    ResponderExcluir
  38. Existe algo chamado arbítrio, este apesar de limitado, significa que temos a liberdade de pensarmos, escrevermos, termos atitudes, segundo a ótica internalizada em cada individuo, deste que aquele não seja usado para causar impactos negativos na sociedade, deve ser muito bem aproveitado, diante de circunstâncias como esta, onde se oferece um blog para que cada um exponha o que quiser desde que os elementos expostos não sejam incoerentes em sua lógica estrutural. No caso, eu escrevi e continuarei a escrever da maneira segundo a qual percebo como sendo a coerente, a minha opinião foi expressa, assim como opiniões contrarias a minha também existiram. A crítica frente ao meu pensamento foi postada por uma aluna do curso de Serviço Social noturno, ela tem total direito de expressar o que pensa, assim como eu o tenho, as criticas devem sim existir, desde que não sejam mal fundamentadas. Quanto àquilo que expus sobre o humor de JÔ SOARES, é sim um humor forçado, mas, respeito aqueles que se deliciam com sua excentricidade, e outra coisa, realmente como a colega disse algumas pessoas tem facilidade de rir com suas bizarrices. No que se refere ao vídeo é sim engraçado, não afirmei que não fosse na minha reflexão sobre o mesmo.
    Antonio Israel

    ResponderExcluir
  39. Achei o vídeo uma maneira divertida de entender os modos de produção de cada país, e até mesmo aspectos culturais, como no caso da Holanda. Acho interessante os programas assistencias bolsa família e bolsa escola. Vejo apenas uma certa deficiência quanto a ficalização e tambem acho que deveria ser condicionado a boas notas e maior assiduidade dos alunos. Quanto ao Jõ, gosto muito da forma bem humorada como ele transmite o conteudo do programa.

    ResponderExcluir
  40. Bem descontraído, porém crítico o vídeo de Jô Soares. É interessante a forma como ele vai mostrando o modo (generalizado) de cada nação pensar e nos leva a compreender a política econômica de cada uma. Apesar de cada país ter suas maneiras peculiares de produzir lucro e de manter-se, todos têm um pouco do Capitalismo. Não menos interessante, é perceber a crítica que ele faz, ao final, aos projetos de Bolsas criados pelo governo, que ao invés de acabarem com a pobreza, estão sustentando a "vida mansa" de muitos brasileiros.



    Liana de Fátima Barbosa

    Serviço Social - UECE

    2° Semestre Noite

    ResponderExcluir
  41. A ditadura militar já se foi (felizmente), somos livres para expressarmos nossas opiniões e preferências. Como meu colega Israel explicitou no início de seu comentário, existe algo chamado LIVRE ARBÍTRIO e posso destacar outro ponto de total relevância: A DIFERENCIAÇÃO DE GOSTOS. Tal ponto, ao meu ver, é o que torna nossa sociedade tão rica em pluralidade. Respeito a opinião de muitos que interpretam o humor desse humorista em questão como forçado, porém só deixei clara minha preferência quando afirmei que gosto de seu trabalho e que , AO MEU VER, é realizado de forma louvável.
    Imagine uma sociedade homogênea, com opiniões idênticas, gostos semelhantes, sem nenhum tipo de distinção... Excluindo as desigualdades sociais, financeiramente falando, acredito que todas as outras servem como enriquecimento.
    Se deliciar ou não com a "excentricidade" do Jô, fica a critério de cada um, afinal não somos seres acríticos e estamos aptos a construirmos nossa personalidade indiferente ao pensamento alheio.
    Destaco aqui o valor inestimável da crítica e nós, estudantes da área de humanas, temos que praticá-la de forma incansável, afinal "são as perguntas que movem o mundo" ( frase de alguma propaganda da globo). :D

    Thatiane Nunes, Serviço Social

    ResponderExcluir
  42. Jô Soares fala sobre o capitalismo de uma forma bem humorada. Algumas análises são irônicas, outras verdadeiras, e ainda aquelas criticando o sistema capitalista de alguns países.
    Como sabemos o capitalismo é um sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e que tem em vista o lucro. Do qual os trabalhadores geralmente não participam, pois eles recebem um salário em troca de sua força de trabalho...
    Esse sistema foi bastante criticado por Karl Marx, que propôs a alternativa socialista para substituir o capitalismo.
    De acordo com os Marxistas, o sistema capitalista não garante meios de subsistência a todos os membros da sociedade. Pelo contrário, esse sistema vai ocasionar a existência de uma massa de trabalhadores desempregados, ou seja, um exército industrial de reserva, que como estão disponíveis, o proprietário vai poder controlar as reivindicações operárias.
    Às vezes tenho a impressão que esse sistema nunca será substituído por outro, principalmente por sua força, por seu crescimento descontrolado e suas adaptações ao mundo moderno.
    A meu ver, antigamente "todos" queriam ser médicos, advogados, professores, dentistas, engenheiro,... Atualmente, ter dinheiro é ser empresário, ser patrão, ter seu negócio e seus empregados.


    Vaneska Tavares Leite Andrade
    Serviço Social – Noturno
    2° semestre

    ResponderExcluir
  43. Adorei o vídeo!
    Bem, o Jô faz uma explanação do capitalismo em diversos países, cada um com sua particularidade, porém todos visando o lucro. É uma forma cômica, porém eficiente de entender como funciona o sistema.
    A crítica que vale a pena comentar, é a que se refere ao Brasil e aos programas que oferecem bolsa e a forma com que a população enxerga esses programas.


    NAIANNA SILVA DUARTE CAVALCANTE
    2° SEMESTRE/ NOITE
    SERVIÇO SOCIAL

    ResponderExcluir
  44. vídeo cômico, que socializa de forma irônica como é o capitalismo em diversos países do mundo.A cada país ele usa expressões para satirizar ou ate mesmo admirar como se da o modo capitalista, sistema econômico baseado na propriedade privada que visa o lucro.
    é interessante que ao falar do Brasil ele tendencia seu comentário e faz uma crítica de como se dá o atual plano de governo! Ao meu ver Jo se posiciona contra a esquerda e acaba influenciando vários eleitores no Brasil por meio deste vídeo!
    Leandro Fernandes
    serviço social noturno
    2 semestre

    ResponderExcluir
  45. Muito interessante esse jogo das vacas relacionado com o capitalismo envolvendo a política, cultura e economia de alguns países. As comparações que mais me chamaram atenção foram as vacas do capitalismo americano que explora mais o que pode a força de trabalho de um só vaca e ainda se espantam por ela não dá de conta do serviço; O capitalismo da Cuba que uma vaca é estatizada e outra, talvez por não aguentar a pressão e a vida em Cuba,
    foge para os EUA; e, claro, o capitalismo do Brasil onde as vacas do Brasil que não produzem nada, só esperam ganhar os incentivos do Governo.

    Natália Ferreira - UECE/Serviço Social - Noturno.

    ResponderExcluir
  46. O capitalismo mostrou uma notável capacidade de adaptação a novas circunstâncias nas diversas culturas.

    Euridan Pinto da Costa
    Serviço Social/Uece/2º Semestre/Noite

    ResponderExcluir
  47. De uma forma engraçada, resumida e crítica o Humorista Jô Soares nos mostra as diferentes formas do capitalismo em diversos países. Através da comparação com as vacas podemos entender um pouco como é o capitalismo nos outros países. Ele nos mostra como se dá o lucro do capital através de duas vacas. Porém, é importante ver que todos eles, apesar de certas diferenças, apresentam a exploração e a busca do lucro como características marcantes. E por fim, ele faz uma crítica ao bolsa família e ao fome zero.

    BRENA KÉRCIA BEZERRA GUIMARÃES
    UECE/SERVIÇO SOCIAL NOTURNO/ 2° SEMESTRE.

    ResponderExcluir
  48. Como já foi dito em outros comentários a forma de expressão é engraçada, mas ilustra bem as formas que o capitalismo assume, no mundo. Essa semana mesmo em sala de aula estávamos discutindo sobre a Suíça, que é " perfeito" como diziam alguns colegas, mas que na verdade participa do capitalismo só que de forma diferente, sem se expor muito, mas é lá que estão os paraísos fiscais, para onde vai o dinheiro desviado dos demais países e ela faz o que o cara disse na piada, cobra pra guardar as vacas.

    E é isso cada um a sua maneira, mas sem fugir da imposições do sistema falho e seguro.

    Cristina de Oliveira Batista
    Fiosofia/Noturno

    ResponderExcluir
  49. Muito engraçado o vídeo do Jô,de uma forma bem humorada e que não se aconselha a pessoas que tem intolerância a lactose, ele brinca com certas noções particulares de cada pais, pegando os velhos clichês capitalistas e nacionais, associando-as à duas vacas. O melhor foi o capitalismo Russo.

    Paulo Antônio Saraiva Pereira Valente

    ResponderExcluir
  50. Cara, ri muito com o capitalismo indiano! Muito engraçado esse vídeo do jô, reservas à parte, quando ele quer, ele é engraçado.

    Sara Raquel Mota Moreira

    ResponderExcluir
  51. O Jô Soares nesse video mostrou o sistema capitalista exemplificando c/ as vacas, de uma maneira engraça e divertida. Gostei, rs.

    Cintia da Silva Soares- Geografia - Noite.

    ResponderExcluir
  52. Enquanto os outros usam, abusam e se desprocupam(as vezes), com suas vacas, para as nossas vacas, aqui no Brasil, nós temos o bolsa família e fome zero, pras vacas num morrerem de fome(isso num quer dizer que elas não passem fome) e possam ter um bom pasto(mesmo que esse pasto seja alugado ou a vaca morra antes de terminar de pagar), e assim vai vivendo de baixa renda, conformada e algemada pelo cercado que muitas vezes não consegue ver.

    Bruno Raniere - Filosofia - Noite

    ResponderExcluir
  53. É pensando bem... foi uma forma bem interessante de explicar as diferentes formas do sistema capitalista, os modos de produção em distintos países. Como a Sra. disse professora, também não sou muito fã do Jô, mas ri bastante em assistir ao vídeo.
    Emfim, o capitalismo é isso mesmo influência cultura e política também. Oh sistema esse né???
    Não é por menos que as vacas do Brasil estão ficando loucas, também não fazem nada, apenas esperam o dinheirinho todo mês e assim vão vivendo preguiçosas e ignorantes, fáceis assim de serem manipuladas e alienadas.


    Aline Sales de Almeida 0968496 Geografia/Bacharelado

    ResponderExcluir
  54. Engraçado... Para mim esse vídeo mostra que qualquer sistema deve ser adaptado a cultura onde for implantado. O que fazem com suas vacas é aquilo que aprenderam na construção de suas histórias particulares, falamos de uma história geral como se só esta influenciasse os rumos de um povo. O capitalismo foi implantado na maior parte do mundo acidental, mas se manifesta de maneiras diferentes dependendo do lugar, da cultura e do que já sabe o povo organizado sob ele.
    ROBSON BARROS MESQUITA - FILOSOFIA NOITE ECONOMIA POLÍTICA

    ResponderExcluir
  55. Com seu jeito irônico e cômico, Jô Soares consegue expor a diversas formas de capitalismo no mundo, mostrando como cada país se encaixa no capitalismo na forma que melhor lhe convém, nos fazendo refletir que o importante é ter o domínio do capital, que deve ser usado e explorado de todas as maneiras possíveis.

    Ana Lysia Mouta da Silva - 2° semestre - Serviço Social - Noturno

    ResponderExcluir
  56. O video é bastante engraçado, além de ironico pois jo soares fala das diferentes formas do capitalismo. A exploraçao, a demanda por desenvolvimento individual e o lucro estao presentes no video de uma forma diferente e subjetiva.

    Brena Miranda 2 semestre SERVIÇO SOCIAL UECE

    ResponderExcluir
  57. Achei o vídeo uma maneira divertida de entender os modos de produção de cada país, e até mesmo aspectos culturais, como no caso da Holanda. Acho interessante os programas assistencias bolsa família e bolsa escola. Vejo apenas uma certa deficiência quanto a ficalização e tambem acho que deveria ser condicionado a boas notas e maior assiduidade dos alunos. Quanto ao Jõ, gosto muito da forma bem humorada como ele transmite o conteudo do programa.

    Rosa Janaclece- Economia Política/ noite

    ResponderExcluir
  58. Não sou a fã número 1 do Jô Soares mas já li algumas coisas dele e até concordo com sua maneira de colocar algumas coisas. Nese vídeo ele nos traz uma crônica, que tentou ser engraçada, sobre o capitalismo em vários países. Diferentes na geografia e na cultura, cada um tem sua maneira individual na administração e nos modos de produção mas mantendo o mesmo sistema exploratório mesmo que maquiado.



    yasmin lopes - economia política, serv. social/noite

    ResponderExcluir